terça-feira, 29 de maio de 2007

Novas idéias no ar.

A rede globo desta vez realmente me surpreendeu.

O último globo reporter (eu não tive a oportunidade de assitir) tratou de um assunto que ainda é um tabu para muitos.

Estou falando a Permacultura.

Este conceito criado por Bill Molisson pode ser entendido como uma representação de uma nova perpectiva sobre o viver no mundo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Bill_Mollison

Traduzindo são formas de construir habitações e de produzir o que é necessário para a vida humana, mediante a observação de padrões naturais e evitando o desperdício de energia, a degradação ambiental e social.

Entretanto ainda tenho um pé atrás em relação ao que à posição da globo em relação a esse moimento lindo que já esta crescendo a anos.Muitos foram os que se apropriaram de discursos interessantes e subverteram as idéias para fins egoístas.

Mesmo assim eu prefiro acreditar que um novo paradigma está surgindo como o sol que brilha depois de uma noite tempestuosa.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Tecnologia engarrafada


Hoje foi um dia curioso, peguei o onibus como de costume para ir para a moleque, dei uma lida no livro do Fritjot Capra, “O ponto de mutação” e cochilei.Acordei no Saco de São Francisco, cochilei novamente e acordei no mesmo ponto, cochilei mais uma vez e quando acordei não tinha avançado 10 metros, ai fiquei curioso e permaneci acordado, e conclui que eu não estava sonhando, era realmente um engarrafamento dos sérios.

Depois de 30 minutos imóvel desci do ônibus e decidi ir andando.A sensação de atravessar o túnel lotado de carros fumegantes foi horrivel.A fumaça parecia querer intoxicar desde a ponta do meu cabelo até o dedo do pé.O contato com a fumaça era total e não tinha jeito.

Depois que sai do túnel e observei os motoristas de ônibus do lado de fora, papeando aquele papo de que não tem jeito, so resta esperar, e então eu pensei: Nós estamos no auge do desenvolvimento tecnológico, os carros andam muito mais rápido, tem muito mais segurança, muito mais conforto, vários modelos diferentes com vários preços diferentes e muito dinheiro ainda é investido no desenvolvimento de carros mais modernos, mas todos eles param em engarrafamento.

Eu senti como se minha pernas fossem rodas e meu corpo um veloz automóvel, e eu seguia ultrapassando todos os carros, ônibus, caminhões até as motos e bicicletas de entrega(aquelas com a frente grande) eram mais lentas.

Imagine alguém doente precisando de atendimento no Antonio Pedro?Ou um aluno indo fazer uma prova de vestibular?Ou alguém indo para uma entrevista de emprego?Com a quantidade de gente que tinha a probabilidade de todas estas situações terem acontecido é quase 100%.

Tem outro ponto de vista mais pessoal que é em relação aos pensamentos.Eu acredito que os pensamentos podem exercer influências nas coisas(o Filme “Quem somos nós fala disso, especialmente no caso da água).Imagine quantas pessoas estavam com pensamentos negativos..É como um tsunami de negatividade pulsando durante horas, gerando sofrimento e isso logo no começo do dia.

Do jeito que as coisas estão indo, logo teremos tanta tecnologia que todos poderão ter um carro e ai não vai ser mais possível andar de carro, nem de ônibus, só de trem(que trem?) de bicicleta(em qual ciclovia?) ou a pé.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Transformações

Hoje eu eu Leila fomos ao jardim da frente da Moleque e conversamos sobre algumas transformações que poderiam ocorrer nele.

A idéia é fazer com que o acesso à ele fique mais fácil para a garotada.

Mudamos alguns vasos de lugar, mas além disso vamos colocar pedrinha para que as crianças possam caminhar por ele sem levar terra nos pés para dentro da sala(como aconteceu com meu sapato hoje diga-se de passagem).

Falando em transformações encontramos seres no jardim que atuam transformando a matéria orgânica.

Estamos falando da minhoca e do cogumelo que nós achamos.

Estes sites a seguir falam um pouco destes seres: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cogumelo para cogumelos e http://pt.wikipedia.org/wiki/Minhoca para minhocas.

Aproveitei para colocar o cogumelo (ele já estava quebrado e no chão) no microscópio da Moleque e fiz estas imagens.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Remédios naturais

Hoje descobri mais uma planta interessante na Moleque de Idéias.

O nome da Planta é Novalgina, é a planta usada para se extrair o pricipio ativo, dipirona de remédios.



No livro "Plantas Medicinais no Brasil", escrito pelo Harri Lorenzi e F.J. Abreu Matos, diz que ela é: diurética, antiinflamatória, antiespasmódica e cicatrizante, e se ingerida pode ser usada contra infecção da vias respiratórias, indisposição, astenia, flatulência, dispepsia, diarréias, febres e auxiliar no tratamento da gota, ufa quanta coisa!!!

O nome cintífico é Achillea millefolium L.

Quem me mostrou a planta foi a Viviane que trabalha aqui na Moleque, ela disse que estava com dor de cabeça, fez um chá com essa planta e ficou bem depois.

Existem muitas plantas medicinais, e com outra utilidades que ainda não conhecemos e que podem estar muito perto e nós recisando muito delas sem saber delas ou como usa-las.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Recuperação

Hoje também compramos húmus para tentar dar uma força para os pés de tomates, que começaram a vingar, mas depois ficaram meio fraquinhos e para a laranjeira, que esta numa situaçào muito desfavorável, com pouca luz e debaixo do ar-condicionado, mas vamos fazer de tudo para ajuda-la , pois ela é uma amiga nossa!

Remédio natural na moleque

Outra coisa legal que rolou na moleque foi que nós colocamos arnica no álcool para dona Ilnéa fazer uma tintura que serve contusões.

No livro do Harri Lorenzi e F. J. Abreu Matos, "Plantas Medicinais do Brasil"tem uma descrição sobre esta planta. Seu nome científico é Solidago Chilensis Meyen e ela é usada paracomo estomatica, adstringente, cicatrizante e vulnerárea, mas por ser considerada tóxica o seu uso deve ficar restrito ao acompanhamento médico, externamente pode ser usada no tratamento de ferimentos, escoriações, traumatiismos e contusões.


Agora nossos craques de bola tem um reforço!!!

Aproveitei os restos da poda da arnica para cobrir o solo da jardineira, e achei muito boa essa fonte de matéria orgânica, pois as folhas da arnica são menos grossas do que a do jambeiro e portanto vão se decompor mais rapidamente, o que é muito bom para nossos tomatinhos que estão parecendo que precisam de mais nutrientes.

Goteira sobre o pé de acerola

Hoje conseguimos acabar com uma goteira que torturava um dos pés de acerola da moleque.

Depois de eu e dona Ilnéa tentarmos muito encaixar uma mangueira para desviar as gotas do ar condicionado que caiam diretamente no tronco da planta eu fui almoçar e quando voltei tive a maravilhosa surpresa de ver que o Anderson tinha conseguido.

Experiências

Semana passada passei por uma experiência muito boa fazendo um curso de agrofloresta.

O nome do lugar onde fiz o curso se chama Tibá, que em tupi quer dizer lugar onde pessoas se encontram, e fica em Bom Jardim RJ.

Cheguei uma semana antes para poder pagar o curso com meu trabalho, e valeu mito a pena pois o curso foi ótimo e as pessoas que trabalham no Tibá são maravilhosas, trabalham com e por amor, e o melhor, trabalham seguindo seus ideais éticos, de certa forma bem parecido com a Moleque de Idéias.

Fiquei muito impressionado com o conhecimento do Ernst, a pessoa que ministrou o curso.
Ele consegue associar muitos conhecimentos científicos, que até então eu so tinha visto pesquisadores fazendo de forma fragmentada, e muitos conhecimentos populares tradicionais.

Além disso ele demonstrou que a principal ferramenta para que o trabalho tenha sucesso é o amor no que você esta fazendo.

Na moleque não temos como fazer um agrofloresta(ainda) devido ao espaço, mas a nossa composteira caminha bem, bem colorida com fungos e bactérias, e as poucas minhocas que eu coloquei nela ainda estão lá confortáveis, e ainda ganharam novos amigos para trabalhar com elas na decomposição do nosso resíduo orgânico, as formigas pretas!!!