quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Pro dia nascer feliz

Ontem assisti pela segunda vez o filme :Pro dia nascer feliz.Na minha opinião este filme tem um impacto muito mais violênto do que o filme do BOPE que esta na boca da galera.

O filme do BOPE mostra a guerra civil do Rio de Janeiro, mas para mim ele transforma um drama social em uma historia de mocinho e bandido, como se fizesse com que a realidade se tornasse ficção.

O filme Pro dia nascer feliz por outro lado mergulha na situação da educação brasileira, mostrando o que não está tão em evidencia assim, sem mocinhos nem bandidos.

Para mim o mais interessante que o filme mostra é a ineficiencia do modelo pedagogico baseado no curriculo, no conteudo. Onde de um lado estão alunos que não tem condição nem interesse de aprender o conteudo; e de outro alunos que estão submetidos a pressão do conteúdo de tal forma que ou tem que recorrer a professores particulares ou tem que deixar de vivenciar outras experiencias fundamentais para construção da identidade.

No final das contas o curriculo se torna o titulo mais importante.O processo de aprendizado deixa de ser importante e na realidade ninguem se apropria do conhecimento para a vida, apenas para uma prova.

A justificativa é: mas na vida você sempre está sendo submetido a provas.Como se a sua competencia pudesse ser mensurada em uma prova e não nos problemas que você é capaz de resolver no trabalho, em casa, nas relações sociais.

O que acontece é as pessoas ficarem bem preparadas para as provas e mal preparadas para a vida, para o trabalho para os relacionamentos, sem postura critica nem autonomia.