quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Mutirões e transformações.



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mutirão (termo de origem tupi de etimologia obscura) é o nome dado no Brasil a mobilizações coletivas para lograr um fim, baseando-se na ajuda mútua prestada gratuitamente. É uma expressão usada originalmente para o trabalho no campo ou na construção civil de casas populares, em que todos são beneficiários e, concomitantemente, prestam auxílio, num sistema de rodízio.

Atualmente, por extensão de sentido, "mutirão" pode designar qualquer iniciativa coletiva para a execução de um serviço não remunerado, como um mutirão para a pintura da escola do bairro, limpeza de um parque etc.

Bem fizemos este tal de mutirão no jardim da casa do meu pai (Laurentino) duas semanas atrás.

Na realidade este foi o terceiro mutirão que fizemos em Itaipu: O primeiro foi na casa do Eduardo, meu sogro, o segundo foi na casa dos pais de uma amiga minha, a Sol.

Esta idéia surgiu de um grupo de amigos que queria estudar e praticar conceitos de agroecologia e permacultura (vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Agroecologia e http://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura ).

Os resultados deste tabalho ficaram lindos, lá na casa do meu pai fizemos uma horta linda e para evitar que os cachorros destruam-na, cercamos.

As espécies que plantamos já estao crescendo e é muito bom observar este desenvolvimento!

Aconselho a todos que se organizem e façam o mesmo porque os resultados são gratificantes!!

De volta de novo.

Estamos nos preparando para a chegada das crianças.

O perfil dos alunos da Moleque mudou um pouco. Antes a grande maioria eram alunos que estudavam no colégio Maia Vinagre, que fica ao lado. Este ano começaremos trabalhando com todos os alunos que estudam integralmente no quarto e quinto ano (antiga terceira e quarta séries) do colégio CEN.

A proposta pedagógica do CEN é interessante, e em alguns pontos se aproxima do que acreditamos ser a melhor forma de trabalhar com o conhecimento.

Mal posso esperar para ver nosso antigos e novos alunos, e recomeçar a conviver com as idéias ( e falta de idéias!) deles.

Então : SEJAM BEM VINDOS A MOLEQUE DE IDÉIAS E PRAZER EM CONHECER!