quarta-feira, 13 de junho de 2007

José Pacheco na Moleque

Na última terça feira tivemos o prazer de receber o professor, ex-diretor da Escola da Ponte, José Pacheco aqui na Moleque.

Se apresentou a mim com um aperto de mão confiante e um jeito sereno e cansado pela longa jornada que ele anda percorrendo pelo Brasil.

Em nossa reunião estavam além do professor, nós da Moleque e os pais dos alunos mais novos(entrando na fase de alfabetização).

Foi muito estimulante conhecer uma experiência real que sintetizasse meus anseios no campo da pedagogia, e ver que ela da certo e muito certo!!!

Um professor apaixonado pelo seu desafio, permitir/incentivar/favorecer/auxiliar/contribuir, (não sei qual termo ou mesmo se algum destes termos é o certo) para o aprendizado, é isso que ele é, e acima de tudo um professor consciênte da enorme responsabilidade que é fazer isso.

Minha opinião pessoal, e bota pessoal nisso é que o que o professor desenvolveu na Escola da Ponte é a verdadeira revolução, e quem sabe uma das saídas para essa cova que a humanidade tenta cavar para sua espécie.

De uma humildade e sabedoria digna de mestres, disse que gostaria muito de ouvir.E ouviu com atenção sobre as experiências da Moleque e falou de suas experiências em Portugal.Para mim apesar dos contextos serem bem diferentes parecia ter algo, em um nível mais profundo, quase no nível da alma, ou da consciência que era exatamente igual.

Depois desta experiência me sinto muito mais motivado para encarar o desafio de me tornar um professor, mas um professor que acredite em seus sonhos pois sonho que se sonha junto, parafraseando um roqueiro barbudo, é realidade.

2 comentários:

Leo Loureiro disse...

é outro dia li um pouco do livro desse cara e é realmente interessante! mas meu pai ta sempre lendo ai não consigo destrinchalo

Leila País de Miranda disse...

Mateus, adorei o "...quem sabe uma das saídas para essa cova que a humanidade tenta cavar para sua espécie."