quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sociobiodiversidade?

O que significa Sociobiodiversidade?

Parece um termo associado a um produto que, além da valorização e preocupação com a sustentabilidade ambiental, também se preocupe com a sustentabilidade cultural.

A proposta se apresenta com uma roupa bonita, ética, justa...

Resta saber se será mais um discurso, como já ouvimos tantos do tipo: eco resort, eco condomínio, eco qualquer coisa, ou então a agenda 21 ou o próprio conceito de sustentabilidade, e por ai vai.

Todos estes conceitos tiveram em sua origem idéias boas, que foram apropriadas pelo discurso capitalista e se transformaram em produtos.

A fagositose capitalista dos conceitos é impressionante.

A idéia de que é possível uma sociedade convivendo com o ambiente de forma harmônica permanece. O problema é tapar o sol com a peneira. Colocar espécies exóticas ornamentais no jardim ou na frente do condomínio está a milhares de quilômetros do que é viver de forma harmônica.

Temos então termos desgastados, pessoas desiludidas e discussões acadêmicas para definir o que todos sabem o que é na real.


Mas vamos lá. Eu, a princípio, prefiro pensar na sociobiodiversidade como uma preocupação com a cultura intrísecamente ligada a um lugar, um ambiente. Prefiro escutar o que essa cultura tem a me dizer. Prefiro que ela apresente, discuta e evolua suas formas de se relacionar com o ambiente. E tento aprender e aplicar onde posso.

Um comentário:

Agroecologia no CEPARL disse...

O capitalismo não é uma entidade imaterial. Em verdade ele é uma relação que as pessoas estabelecem entre si e as coisas. Sem querer ficar teorizando o que importa mesmo é mudarmos nossas atitudes transformando o espaço. O conceito nos ajuda a trocar idéias e aprofundar os pensamentos, mas o que transforma mesmo são atitudes.
Mais atitudes menos conceitos ocos.
Valeu!