Neste mundo existiam fadas, bruxos malvados que depois se transformavam e ficavam bons, era possível voar e encantar pessoas. Eu fui um dos que foram encandos.
A pureza era tão bela que me paralisou por alguns momentos e fiquei ali só observando.
Monteiro Lobato é um escritor que conseguiu passar para o papel um pouquinho deste mundo.

É interessante observar como as historias e o conhecimento interagem, para mim é como se dançassem a mesma música.
As historias, dançando com conhecimento transformam-se em comida que alimentam a fome chamada curiosidade.
Esta curiosidade nos faz buscar historias e vamos criando nossas próprias historias durante as diversas fases da vida que atravessando. Em algum momento, porém, o conhecimento é dividido.
Divide-se entre o conhecimento com status científico e não científico. Depois ele é dividido em áreas e sub áreas; matemática, história, geografia, historia infantil, juvenil, adulta e por ai vai.
A vida, contudo, acontece sem respeitar estes limites e nos propões desafios onde é necessário usar estes diversos conhecimentos integrados. É um trabalho em dobro, dividimos e integramos.
Não seria melhor que o conhecimento se desenvolvesse apenas a partir das proposições da vida?
Passamos boa parte do nosso tempo apenas para entender a divisão do conhecimento e o que é cada setor dele; o que é a matemática, o que é a geometria, ou o que é a geografia e o que é geografia física e humana, ou ainda o que é o conhecimento científico e conhecimento popular.
Será que pensando os problemas que se apresentam e o que precisamos saber para resolve-los ou pelo menos covivermos com ele não economizaríamos tempo e energia?
No mundo daquelas crianças não existe esta separação, existem acontecimentos, coisas que se sabe e que não se sabe, coisas que se poder fazer, criar, consertar e o mais belo para mim existe o direito de escolher e de acreditar. A magia é permitida, a felicidade também, existe o eu, o outro, o universo e nisso tudo tem o conhecimento. O que se sabe pode mudar. O que não se sabe, bem o que não se sabe pode ser ou não interessante quem quiser que procure saber...

Um comentário:
No dia em que um adulto se lembrar do que sente uma criança...neste dia todos os problemas do mundo estarão resolvidos...
Postar um comentário