quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A comunicação.

As mudanças em relação a comunicação vem me surpreendendo muito.

Vivemos um tempo revolucionário neste sentido.

Hoje a expressão de nossas idéias e sentimentos pode ser feita de muitas formas.

Com isto surgem alguns fenômenos interessantes como a formação de redes de interesse nos espaços virtuais (blogs, comunidades do Orkut, listas de discussão em e-mail, etc.).

O dinamismo e mesmo a volatibilidade desta comunicação também são um fato marcante. Mas o que existe realmente é a possibilidade (desde que se consiga utilizar as ferramentas, que em alguns casos já é a limitação) de expressão.

Muito do que aprendi sobre Permacultura e Agroecologia e outros assuntos não correntes em salas de aula foi por meio destas formas de comunicação.

Por outro lado as informações que circulam são estremamente brutas e tem necessidade de lapidação. As pessoas escrevem muitas vezes descompormissadas com o que estão escrevendo e até com a forma que escrevem, acho que isso é que me dá uma sensação de volatibilidade nestes ambientes.

Um dos aplicativos do Orkut, o Buddy Poke permite que você crie um personagem. Este personagem interage com outros, brincando, namorando, agredindo. Hoje é possível fazer carinho virtual através deste aplicativo.

Eu mesmo já criei um blog e três comunidades no Orkut e participo de várias listas de e-mails.

Acredito que boa parte desta comunicação é passiva, ou as pessoas participam mas não atuam nem realmente se envolvem com tudo que participam. Eu mesmo faço parte de várias comunidades das quais nunca participei de nenhuma discussão e fico chateado quando quero discutir algo em alguma comunidade e ninguém responde.

Mesmo assim, acho interessante as possibilidades que se abrem para fluir o pensamento e integrar redes de conhecimento.

Nenhum comentário: