terça-feira, 28 de outubro de 2008

Macro ou micro gestão de problemas?

No último fim de semana fui para o Tibá.

Lá usamos uma técnica de agrofloresta chamada de ninho de fertilidade.




Construimos um novo ninho e fizemos a manutenção de alguns que já existiam.

Desta vez fomos eu, minha namorada, a prima da minha namorada, que tem aproximadamente 15 anos e estuda no CEPARL, um professor de Geografia do CEPARL que esta desenvolvendo um projeto de agrofloresta na escola e a namorada dele.

Além das técnicas de agrofloresta manejamos o composto produzido pelo banheiro seco e mostramos para o resto do grupo que não conhecia o Tibá as técnicas desenvolvidas lá como; o teto verde, as construções com terra e como bambu.




Foi muito gratificante ver como é possível mudar nossa forma de viver.

Há quem pergunte como seriam estas soluções em macro-escala.

Me pergunto se a questão não seria justamente mudar o foco da macro para a micro escala.

Poucas pessoas tentando gerir o "macro-problema" de milhões de pessoas.

Nosso problemas em geral estão na micro escala, no dia a dia, então porque pensarmos na macro economia, na mudança global do clima ao invés de pensarmos na economia do nosso bairro, na organizção da nossa rua, na própria produção de lixo?

Quando penso em um crise econômica global, ou na mudança global do clima ou nas questões geopolíticas internacionais me sinto simplesmente inútil e deprimido. Prefiro continuar tentando dar conta do meu pedaço, da minha contribuição para o mundo melhor, algo que esteja palpável.

A macro problematização para mim só afasta a possibilidade de reslver os problemas das pessoas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Matheus, tudo bem? Tenho acompanhado os posts do seu blog... gosto da maneira leve que você escreve e os assuntos abordados. Tenho pesquisado muito sobre agroecologia, vi a referência que vc deixou no blog. Obrigada!! Muito interessante. Estamos numa fase importante do projeto, vamos começar a plantar... Limpamos o terreno, preparamos os canteiros, alimentamos o solo... Estamos escolhendo o que plantar. Você tem algum material sobre alelopatia? Estou com dificuldades p saber o que posso plantar na mandala. Obrigada, Rosa

Agroecologia no CEPARL disse...

Essa expeiência do ninho de fertilidade é fantástica espero q com o consórcio de tecnicas consigamos aumentar a fertilidade do solo do colégio também.
Valeu, visitem o TIBA!

Viver Sustentável disse...

olá,
parabéns pelo blog,
estou passando para avisar que o Viver Sustentável está de endereço novo e o antigo será deletado em breve.
abraços