sábado, 21 de março de 2009

Novas tecnologias de localização.

As novas ferramentas que temos hoje para localização trazem uma tranformação profundana sociedade moderna.

Pensar que eu posso ter acesso a mapas do mundo inteiro, com uma ferramenta de busca por endereços como é o caso de programas e sites como Google earth ou Google maps permite que com apenas alguns dados eu consiga visualizar todo o percurso da minha casa até quase qualquer lugar do mundo.

Mesmo assim alguns lugares são menos privilegiados do que outros em relação a esse serviço de acesso aos mapas.

Minha dúvida é se esse lugares são representados com uma definição pior porque ainda não se tem dados cartográficos sobre a região ou se eles não são representados por que não é conveniente para algum grupo.

Digo isso porque para as comunidades isoladas que realmente seriam beneficiados com esses dados, este instrumental geralmente é precário.

Até acredito que é difícil obter dado de toda a amazônia por exemplo, mas dentro do estado do Rio de Janeiro, em uma região de conflito fundiário entre mega empresários e Caiçaras, na Península da Juatinga será que estes dados ainda não foram coletados ou simplesmente deixou-se aquele borrão?

4 comentários:

Thiago Lopes disse...

É meu caro amigo infelizmente se tratando de Juatinga é difícil de dizer que é mera coincidência. Quando o turismo entra com sua especulação imobiliária muitos interesses entram. Viva a diversidade cultural e de espécies da Juatinga!

Letícia Silvério disse...

Desculpa chegar do nada, mas li seu post e quero comentar:
Terror mesmo é o Google Street View... Cobre TODAS as ruas dos EUA e algumas da Europa, visao em tempo quase real e 360º... Enfim, busca ai no proprio Google.

Inté

Mateus disse...

Pode chegar! hehehe.
Esta ferramenta é realmente poderosa. Infelizmente se tornou um meio de comunicação que chega a se invasivo.
Agora devo admitir que apesar das fotos serem tiradas apenas de cidades grandes, geralmente com padrões culturais assemelhados, acho muito interessante estas fotos do comum de cada uma destas cidades e a possibilidade de uma experiência virtual com estes lugares.

João Andrade disse...

Matheus,

gostaria de trocar umas idéias contigo sobre os mencionados caiçaras. Estou bolando um projeto de pesquisa para o doutorado e creio que, com sua experiência, você pode me ajudar.

Meu e-mail é joaoaugustofox@gmail.com , ou falemos mesmo pelo orkut, mas por favor, se manifeste!!!

Abração