quinta-feira, 9 de abril de 2009

Higiene e estética, quanta contradição.

Hoje em dia vejo que conceitos sobre a higiene se confundem com uma estética antiga, pré-conceituosa e monocultural.

Vou colocar dois exemplos para ver se consigo cristalizar meus pensamentos.

O primeiro é o do desodorante. Desodorante é um produto químico para evitar odores. No meu caso, quando criança eu não tinha nenhum odor nas axilas. Achava legal o meu primo mais velho usar desodorante, ficar perfumado e usei também. Não sei se é a causa direta, mas fato é que depois disso eu passei porque se não fico com um odor desagradável debaixo do braço.
Meu pai nunca usou desodorante na vida. Ele é um grande corredor, e quando chega da corrida totalmente suado não está com nenhum cheiro desagradável. Podem ser apenas fatos isolados da minha experiência pessoal.
Fato é que o desodorante não é um produto de higiene pessoal. Inclusive segundo diz no wikipedia sobre desodorantes , os denominados antitranspirantes podem causar inflamações.
É um produto que tem mais haver com a estética do que coma higiene, mas quem não usa desodorante é um porco?

O segundo é a descarga do vaso sanitário. Um ser humano segundo este site produz de 400 a 500 gramas de fezs por dia. E segundo este outro site no caso das descargas mais nonas gastamos 6 litros de água por cada vez que usamos. Isso sem falar na descarga que acionarmos para nos livrarmos da urina, que é ainda mais frequente geralmente.

Então eu pergunto é inteligente e higiênico diluir 400 ou 500 gramas em 6 litros?
E para onde vai este material? Quanto mais é gasto até o fim do tratamento (isso quando é tratado e não jogado diretamente em um curso d'agua)?

Existem outras alternativas como o banheiro seco, que não utiliza água e transforma as fezes em adubo ou o biodigestor que além do adubo produz metano utilizável. Algumas pessoas que converso só de pensarem em lidar com este tipo de coisa se sentem enojadas e realmente não acreditam que isso sim seria uma atitude higiênica.

Higiênico deveria ser aquilo que promove a saúde pessoal e ambiental .

3 comentários:

Thiago Lopes disse...

Muito boa reflexão. Estamos cheios de habitos culturais vazios que são justificados em falácias como de ser higienico ou manter a ordem.

Bolo Doido disse...

Blz Mateus!!! Antigamente a realidade era outra man!!! Para o futuro podemos fazer muito ainda. Cada um fazendo a sua parte acho que ainda podemos salvar muita coisa para os nossos que ainda vão nascer.

Rosa Sousa disse...

Olá Mateus!!!
Obrigada pela dicas... sempre valiosas. Quero construir um fogão solar para desenvolver atividades com o uso de energias alternativas. Por enquanto é só vontade viu... alguns processos são demorados... burrocráticos... complexos... rs
abraços