sexta-feira, 30 de março de 2007

Projetos


Na moleque além de acompanhar o desenvolvimento das aulas, participo de outros projetos.O jardim é uma parte da moleque que eu me interesso bastante. Estamos revitalizando ele , porque eu observei que apesar de ter varias plantas interessantes, o solo poderia melhorar.

O solo, quando fica exposto, tem uma tendência a ficar muito compacto, endurecido e com pouca aeração. Este processo prejudica a fauna que vive dentro do solo, que fica com pouco ar para respirar, e tambem as plantas, pois o solo, endurecido, se torna menos permeável, e a água ao invés de entrar no solo(infiltar), corre por cima dele provocando erosão e não abastecendo a planta de água.

Por isso que eu sugeri que as folhas das árvores fossem colocadas no solo e de preferência junto das plantas, pois além de proteger o solo do impactos das gotas de chuva, ao se decompor (ser comida por animais e bactérias) esse material diponibiliza alimento para as plantas.

Entretanto as folhas mais comuns do jardim são bem grossas, com muita lignina, que é um material difícil de se decompor, e o jardim deve estar com poucos animais decompositores no solo, talvez por isso que as folhas estejam se acumulando e demorando para se decompor, mas acho que vale a pena esperar, pois o processo de recomposição do sub-sistema de decomposição é realmente lento.

2 comentários:

Leila País de Miranda disse...

Que legal! E aí? Vc pretende fazer algo para ajudar a decomposição das folhas? Vc deu uma idéia de levar umas minhocas...

Mateus disse...

Hoje eu pude perceber que alguns animais do solo estão voltando, é só dar um fuçada debaixo das folhas que da pra perceber os pequeninos trabalhando, o processo é lento mais o resultado é bem legal...