quinta-feira, 31 de julho de 2008

Avaliação? Eu acho que não..

Ao fechar um ciclo de trabalho, onde buscou-se criar um ambiente de aprendizado, o que fazer?

A avaliação parece não dar conta da complexidade que é o processo de aprendizado na medida em que se adotam parâmetros.

O currículo pretende ser capaz de listar que competências cada indíviduo possui. No entanto é possível ter um maravilhoso currículo com muitos cursos, muitos diplomas e na verdade não ter a capacidade de exercer o trabalho que teoricamente os cursos te capacitaram ou o diploma diz que se é capaz de fazer.

Na escola muitas vezes passamos nas provas estudando, não para se apropriar do conhecimento, mas para repetir o que está escrito em algum lugar e conseguir o objetivo: a aprovação. Então pouco tempo depois de termos "aprendido" aquele conteúdo esquecemos, ou não sabemos aplicá-lo em um situação em que ele é realmente necessário. Então qual é o valor de uma prova que avalia este tipo de competência? Certamente algum valor tem, mas daí a comprovar a competência de alguém são outros qüinhentos.

Isso para não falar de plágio, cola e outros mecanismos que podem ser usados para adquirir diplomas que engordam currículos, definem salários, delegam responsabilidade e representam status.

Ainda não conheci um meio de comunicação que contemple toda a complexidade do processo de aprendizado. Acredito que mais importante do que comunicar o que está se aprendendo e como, é o processo vivido.

Uma forma de tentar comunicar sem avaliar, sem definir qual conhecimento é melhor ou pior, seria relatar o que acontece no momento em que se vive o ambiente de aprendizado.

Neste sentido algumas ferramentas digitais são bem úteis. É claro que elas por si só não dão conta, é preciso estar mergulhado e atento ao que está acontecendo, sem se pretender imparcial, afinal a sinceridade é um ponto chave nesta questão, sinceridade consigo e com o outro. Mas anotar o que está acontecendo na aula, registrar com imagens o que se fez, filmar, estes tipos de ferramentas ajudam muito.

O maior problema para mim neste conceito de avaliação é a falsidade com que ele soa nos meus ouvidos.

Nenhum comentário: